Há mais de quatro décadas, a Turma do Smilingüido tem comunicado o amor de Deus de maneira criativa e alegre com o objetivo de aproximar crianças de Deus. A marca criada nos anos 80 pela Editora Luz e Vida soube se reinventar e se adaptar às novas formas de consumir conteúdo hoje em dia. De acordo com a editora, os personagens surgiram como um canal que transmitisse o amor de Deus e seus valores de forma simples e leve.
– Nosso objetivo é transmitir a experiência da vida com Jesus através de desenhos e histórias, não como imposição, mas como convite para qualquer pessoa que deseja se aproximar de Deus. Através de identificação, vivência e testemunho, os personagens querem ser uma ponte para comunicar a Bíblia, seus valores e conceitos e produzir reflexão e inspiração nas pessoas – declararam os criadores da marca.
Ao longo desses 42 anos de criação, pode-se observar que os ensinamentos contidos no projeto foram passados de pais para filhos. Muitos homens e mulheres que cresceram vendo e ouvindo a Turma do Smilingüido hoje apresentam os mesmos personagens para seus filhos. De acordo com a editora, ao longo desse período, o maior desafio é manter o meio de comunicação sempre atualizado.
– Nossa maior missão é propagar uma mensagem que vai de encontro às pessoas, em seus diversos momentos, uma mensagem atual que resgata valores para uma sociedade, amor para quem precisa, conforto para os aflitos, esperança aos cansados e fé para aqueles que buscam a Deus, pois Deus é amor.
EVOLUÇÃO E INOVAÇÃO
O filme “Moda Amarela” repetiu o sucesso no digital | Foto: Reprodução/YouTube
Com o passar do tempo, o público foi mudando seu jeito de consumir conteúdo. Os DVDs e CDs foram saindo de cena e dando espaço para as plataformas de streaming e demais meios de consumo digital. A marca Smilingüido soube se reinventar e se adaptar ao novo jeito de divulgar seu conteúdo.
Para se ter uma ideia, só em seu canal oficial no YouTube, a Turma do Smilingüido acumula quase 140 mil inscritos e está próximo dos 30 milhões de visualizações. Vale destacar que o filme “Moda Amarela”, lançado em 1995 no formato home vídeo, alcançou mais de 2 milhões de views no YouTube.
E o sucesso da Turma do Smilingüido se reflete em outras plataformas. No Instagram, a marca também é um sucesso tendo mais de 140 mil seguidores. No TikTok, alguns vídeos ultrapassam os 10 mil views.
– Estamos felizes com o que vem acontecendo com a marca. Em menos de um ano, focamos nossos esforços no digital e, de uma forma orgânica, temos conquistado seguidores tanto no YouTube quanto no Instagram e no streaming. Além de novos licenciamentos, em outubro lançaremos o aplicativo do “Clube do Smilingüido”, um local seguro para que as crianças possam interagir e aprender com a Turma do Smilingüido.
Tendo seu público formado principalmente por crianças de 0 a 8 anos e mulheres de 25 a 38, a Turma do Smilingüido soube se comunicar muito bem com esse público diverso.
– Essas duas faixas etárias vêm se mantendo ao longo dos anos e temos alegria em manter os licenciados que possam atender essa demanda. Avaliando os produtos comercializados, temos planners e agendas produzidos pela Editora Pão Diário e que, até hoje, as mulheres compram para colecionar, fraldas descartáveis, livros interativos, jogos e diversão nas plataformas digitais.
RESPONSABILIDADE SOCIAL
Smilingüido e sua turma estão sempre envolvidos em causas sociais | Foto: Divulgação
É importante destacar também a capacidade que a Turma do Smilingüido teve de “furar a bolha” e se tornar uma marca de sucesso, não só para o público evangélico, mas para todos aqueles que buscam transmitir para as crianças uma mensagem universal de fé e esperança.
A Turma do Smilingüido também tem um importante trabalho social, com atuações em diversos projetos missionários. Dentre eles, vale destacar o do Hospital Mackenzie, Casa das Formigas, Visão Mundial e o Núcleo de Apoio à Criança com Câncer (NACC). A Editora Luz e Vida destaca que a empresa carrega o chamado missionário em seu DNA.
– Em nosso DNA, somos uma empresa missionária, que leva não só a mensagem através da sua marca, mas atua em favor dos que precisam. Somos gratos pela oportunidade em unir forças com essas instituições. A marca Smilingüido se une através de seus desenhos e ilustrações para alcançar ainda mais patrocinadores, levando esperança para cada instituição – detalhou.
A marca Smilingüido também tem uma parceria com a Cia Nissi, uma companhia teatral cristã com mais de 20 anos de atuação. Todo o conteúdo audiovisual da Turma do Smilingüido produzido ao longo desses anos foi disponibilizado de forma integral na plataforma de streaming Nissi Play. Todo o valor arrecadado com as assinaturas da plataforma é revertido para os projetos sociais que a empresa mantém com o projeto social, como a Aldeia Nissi, em Angola, na África.
Sempre ativa em inovações ao público, a marca prepara, para o primeiro semestre de 2022, o projeto “Dentro da História”, além do lançamento de livros infantis personalizados e o primeiro livro de atividades personalizado do Smilingüido. Na sequência, vem mais lançamentos de produtos exclusivos.