Subgênero do rap, o trap vem ganhando cada vez mais espaço no segmento gospel e tem revelado artistas que têm usado o som para falar sobre Cristo e sua fé dentro e fora das igrejas. Dentre os nomes em ascensão no gênero está o cantor Silas Magalhães. Natural da Bahia e morando atualmente no Rio de Janeiro, ele acumula mais de 150 mil ouvintes mensais no Spotify, onde algumas de suas músicas já ultrapassaram a marca de 1 milhão de plays.
Com uma carreira iniciada em 2013, quando foi um dos finalistas do quadro Jovens Talentos Kids, do Programa Raul Gil, Silas lançou três álbuns, dois EPs e vários singles, sendo dois com participações internacionais – a britânica Asha Elia, na faixa “Come and Be My Love”, e o nigeriano Lilmizzy, na canção “Emmanuel”.
Em 2021, ele lançou o álbum “Estações”, com 18 músicas autorais que somam mais de 3 milhões de execuções no Spotify. Dois anos depois, ele repetiu o feito com o álbum “Predestinado”, que trouxe 21 faixas que acumulam mais de 3 milhões de streams.
“Predestinado” colaborou ainda mais para fazer o som de Silas furar a bolha e ser compartilhado por famosos como o cantor Kevin O Chris, o influenciador Leo Stronda, o jogador Roberto Firmino, o surfista Gabriel Farias, o Zinho (marido da influencer Mirella Santos) e o pastor Felippe Valadão.
Além das plataformas digitais, o cantor também viralizou no TikTok e no Instagram com as canções “Modo Avião” e “Vivão”, que aparecem em alta nas redes sociais.
Chegando em 2024, Silas Magalhães vive uma nova fase na carreira marcada pelo lançamento, nesta sexta-feira (16), da canção “Seu Perfume”, que chega às plataformas digitais com distribuição pela Symphonic Brasil.
– Tenho a expectativa de que essa música de fato fure a bolha do trap gospel, que já tem se expandido, mas esse som em específico tem muito potencial. “Seu Perfume” nasceu da mesma forma que “Modo Avião”. Deus me mandou a ideia praticamente pronta na mente. É a forma de composição que eu mais curto porque o Senhor já manda a música do jeito que tem ser na minha mente e no meu ouvido. A música é um trap bem melódico, com um instrumental muito bem produzido e traz a mensagem de como a presença de Deus em nós muda o ambiente em que chegamos. O perfume que é citado na música é uma metáfora à própria presença de Deus, que cria na nossa mente o costume de sentir Seu cheiro e agir conforme o caráter dEle – esmiúça Silas, que assina a produção da faixa.
Juntamente com a música, Silas Magalhães apresenta o videoclipe de “Seu Perfume”, que está disponível em seu canal no YouTube, que conta com quase 25 mil inscritos e soma mais de 4 milhões de visualizações com todos os conteúdos. O clipe foi gravado na Bahia e contou com Tico Materazzo, parceiro de longa data do artista, na direção de fotografia. Já Silas fez a direção e edição das imagens.
– Da mesma forma que a composição e a produção, eu também recebi de Deus o clipe pronto na mente. Posso dizer que Ele quem foi o diretor. Viajei para a Bahia assim que a música ficou pronta para gravar com minha equipe na minha cidade natal em Santo Antônio de Jesus. Gravamos no estúdio de vídeo que montamos dentro da Igreja da Família, que é minha igreja local lá na Bahia. O trampo ficou incrível, muito bem feito e projetado. Está de fato cinematográfico – pontua.
DE ARTISTA A EMPRESÁRIO
“Seu Perfume” é o primeiro lançamento de Silas Magalhães pelo seu próprio selo. Com a experiência adquirida com suas passagens pela Universal Music e pela Sony Music, ele apresenta o Prayer Hands que não vai se limitar apenas à carreira do trapper, mas também visando novos talentos da urban music.
– O selo nasceu com a proposta de lançar artistas e músicas de alta qualidade, dando liberdade para os mesmos terem sua identidade e serem livres durante todo o processo de criação. O nome veio em referência a como tudo na minha vida foi gerado: através da oração. Gosto muito de orar na janela da minha casa e tenho a mania de gesticular muito com as mãos durante a oração, então daí veio o “Prayer Hands” ou “Mãos de Oração”. A Symphonic é uma empresa alinhada com o propósito do selo. O modelo de negócio deles e a forma que eles tratam os artistas são muito atuais e diferente de algumas empresas muito engessadas – afirma Silas.
O selo está em negociação com dois artistas e, de acordo com Silas Magalhães, ele pretende “fazer um trabalho robusto e completo desde o conceito até o lançamento”.
– O foco não vai ser a quantidade de artistas e nem de lançamentos, mas sim a qualidade, leve o tempo que for preciso – avalia.
Com mais de 109 mil seguidores no Instagram e quase 30 mil no TikTok, onde reúne quase 300 mil curtidas, o cantor vai lançar uma série de conteúdo exclusivo para as redes voltados para o single “Seu Perfume”, além de continuar com suas releituras que têm bombado na web. Dentre elas, um dos grandes destaques é a versão trap para o hit “Me Atraiu”, de Gabriela Rocha, que tem mais de 3 milhões de views no Instagram e quase 300 mil no TikTok. Outro destaque é a releitura do clássico “Hino da Vitória”, de Cassiane, que fez mais de 50 mil visualizações no TikTok e se aproxima do 1 milhão de views no Instagram.
– Esse ano tem muita coisa nova para sair! Vai ter álbum com a minha identidade, porém com muito sauce novo. Ao que tudo indica ele terá dez faixas já prontas e terá muitas participações especiais, que, em breve, geral vai saber. Por enquanto é sigilo. Não alcancei ainda 30% do que eu sonho. O Grammy ainda vai vir! – declara Silas, que é casado desde 2021 com Thais Magalhães.