Considerada a maior virada do mundo, o Réveillon do Rio de Janeiro vem cheio de novidades. Além do primeiro palco voltado para a música gospel, o evento contará com um forte esquema de evangelização feito em parceria com a Assembleia de Deus Vitória em Cristo (ADVEC), que convocou um grupo de 500 voluntários para levar a Palavra de Deus a quem estiver nas areias de Copacabana para a chegada de 2025.
A Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) também disponibilizou um grupo de voluntários e 1 mil exemplares do Novo Testamento para serem entregues durante a ação. Cada exemplar terá uma dedicatória exclusiva escrita a mão por cada voluntário, que também estará a postos para orar pelas pessoas e deixar uma palavra de ânimo para o novo ano.
– Estamos muito animados com tudo que está acontecendo. A visão da SBB é auxiliar a igreja de Cristo na preservação e divulgação da Palavra de Deus. A SBB prepara a melhor semente e o corpo de Cristo sai a semear a Palavra que transforma vidas. Temos que aproveitar as portas que são abertas para mostrar ao mundo o amor de Jesus, seja através de expressões artísticas ou outros meios – afirma o pastor Ricardo Oliveira, que é Secretário Regional da SBB no Rio de Janeiro e no Espírito Santo.
O Palco Leme ficará na Avenida Atlântica, próximo à Avenida Princesa Isabel. As atrações começam às 18h com show do DJ Marcelo Araújo, um dos pioneiros da música eletrônica dentro do segmento gospel. Na sequência, o espaço recebe shows de Midian Lima, Mattos Nascimento, Fernanda Brum e Thalles Roberto, além da já tradicional queima de fogos. O palco ainda contará com a presença do pastor Cláudio Duarte, presidente do Conselho de Ministros Evangélicos do Rio de Janeiro (COMERJ). Sendo assim, a programação completa do Palco Leme é:
18h: DJ Marcelo Araújo
18h30: Pastor Cláudio Duarte
19h: Midian Lima
20h30: Mattos Nascimento
21h40: Fernanda Brum
23h: Thalles Roberto
De acordo com o prefeito Eduardo Paes, a presença de cantores gospel e pastores será determinante para que o Rio de Janeiro entre em 2025 debaixo das bênçãos de Deus.
– É muito legal abrir um espaço para o público cristão ouvir seus artistas. Essa mistura representa a nossa cidade e vamos estar muito mais abençoados com o povo evangélico no Palco Leme trazendo uma música que tem todos os ritmos para todos os gostos. Eu sou católico e a fé é uma questão individual de cada um. O Rio quer ser a cidade de todos e nada mais normal do que ter em Copacabana um palco para as pessoas que querem louvar e orar e é assim que essa cidade vai continuar avançando e a gente vai estar muito mais protegido. Vamos fazer essa festa ficar mais ampla, democrática e melhor – afirmou Eduardo Paes.
CONFIRA AS MUDANÇAS NO TRÂNSITO
Em relação ao trânsito, a CET-Rio montou um esquema para a virada do ano com o apoio de 220 pessoas, entre operadores e apoiadores de tráfego, 59 motocicletas e 26 viaturas operacionais. A operação de trânsito terá início nesta segunda-feira (30), a partir das 18h.
Principais interdições:
1. A partir da 0h do dia 31/12 (madrugada de segunda para terça-feira): Proibido o acesso e estacionamento de veículos de fretamento (ônibus, micro-ônibus e vans) nos bairros de Copacabana e Leme.
2. A partir das 6h do dia 31/12: Bloqueio da Rua Siqueira Campos no trecho entre a Praça Vereador Rocha Leão e a Ladeira dos Tabajaras.
3. A partir das 7h do dia 31/12:
Bloqueio da pista da Av. Atlântica junto à orla, no trecho entre a Rua Francisco Otaviano e a Av. Prado Jr. para implantação da área de lazer, como ocorre aos domingos e feriados.
Bloqueio da pista da Av. Delfim Moreira junto à orla para implantação da área de lazer, como ocorre aos domingos e feriados;
Bloqueio da pista da Av. Vieira Souto junto à orla para implantação da área de lazer, como ocorre aos domingos e feriados;
Inversão da mão de direção na Av. Atlântica na pista junto às edificações, também como ocorre aos domingos e feriados.
4. A partir das 8h do dia 31/12: Interdição total da Av. Atlântica, em toda a sua extensão (inclusive no trecho do Leme), incluindo a pista junto às edificações e todos os seus acessos.
5. A partir das 18h do dia 31/12: Interdição da Av. Infante Dom Henrique, em ambos os sentidos, no trecho correspondente à área de lazer do Aterro do Flamengo.
6. A partir das 19h30 do dia 31/12:
Bloqueio dos acessos a Copacabana: Ipanema, Lagoa (Corte de Cantagalo), Túnel Velho e Enseada de Botafogo;
Mantida a interdição da área de lazer do Aterro do Flamengo após às 18h;
Bloqueio da Enseada de Botafogo, conectando ao bloqueio do Aterro;
Implantação de reversível na pista junto às edificações nas avenidas Delfim Moreira e Vieira Souto, o que permitirá o acesso organizado dos ônibus ao terminal que será montado em Ipanema para escoamento do público na saída do evento;
Ônibus de linhas regulares terão acesso permitido até às 22h.
7. A partir das 22h do dia 31/12:
Bloqueio total dos acessos a Copacabana para todos os tipos de veículos;
Interdição da Av. Vieira Souto, pista junto às edificações, com acesso permitido exclusivamente para os ônibus de linhas regulares que utilizarão o terminal que será montado no local.
Liberação das vias
8. A partir das 5h do dia 01/01:
Os acessos à Copacabana serão liberados para todos os veículos, permanecendo a interdição da Av. Atlântica, no trecho entre a Rua Francisco Otaviano e a Av. Princesa Isabel, em ambas as pistas;
A pista junto à orla das avenidas Delfim Moreira e Vieira Souto permanecerão interditadas;
Será desfeita a reversível na pista junto às edificações das avenidas Delfim Moreira e Vieira Souto que voltarão ao seu sentido normal de circulação;
Serão liberados o Aterro do Flamengo e a Enseada de Botafogo, em ambos os sentidos.
9. A partir das 10h do dia 01/01:
Será aberta a pista das edificações da Av. Atlântica, funcionando com a mão invertida (sentido do Posto 6 para o Leme), como ocorre aos domingos e feriados.
Como forma de evitar confusões durante a virada, o estacionamento em toda a extensão da Avenida Atlântica e nas suas vias de acesso e saída está proibido desde às seis da manhã desta segunda e se estende até às 21h do dia 02 de janeiro (quinta-feira).
A CET-Rio pede que o público respeite os locais de proibição de estacionamento, observando toda a sinalização implantada na região. Os motoristas devem, sempre que possível, evitar circular pelos bairros e vias onde ocorrerão os bloqueios viários procurando rotas alternativas para seus trajetos e observar e seguir as orientações dos agentes de trânsito que atuarão na cidade. Para mais informações, acesse o site da CET-Rio.
Aqueles que optarem pelo metrô, haverá uma operação especial de Réveillon nas Linhas 1 e 4 (Uruguai/Tijuca a Jardim Oceânico/Barra da Tijuca) e na Linha 2 (Pavuna a General Osório/Ipanema).
A Operação Especial de Réveillon do MetrôRio começa às 19h do dia 31 (terça-feira). Todas as estações permanecerão abertas para embarque e desembarque, exceto a estação Cardeal Arcoverde/Copacabana, que funcionará apenas para desembarque entre 19h e meia-noite.
Na volta, a partir de meia-noite até às 05h do dia 1º de janeiro, as estações Cardeal Arcoverde/Copacabana, Siqueira Campos/Copacabana, Cantagalo/Copacabana, General Osório/Ipanema e Jardim Oceânico/Barra da Tijuca permanecerão abertas para embarque. As demais estações funcionarão somente para desembarque.
O MetrôRio disponibilizou um Bilhete Especial de uso obrigatório para a virada do ano no valor de R$ 7,50. É possível adquirir até dez bilhetes digitais pelo site ou aplicativo MetrôRio. Ao comprar os bilhetes, haverá um botão “gerar PDF” ou através de print da tela. Desta forma, os bilhetes poderão ser compartilhados com pessoas de sua confiança e apresentados pelo celular da pessoa que irá ao evento.
Cartão unitário e cartão Giro MetrôRio, RioCard, Jaé, pagamento por aproximação e RecargaPay (QR code) não serão aceitos neste dia e não haverá integração tarifária com as linhas de ônibus municipais, BRT e vans nesse período.
Para sua comodidade, na ida e retorno do Réveillon Rio, dê preferência à estação Siqueira Campos/Copacabana.