Matt Moraes, a trajetória do produtor musical gospel apaixonado pela profissão

Conheça um pouco da vida e do trabalho desse profissional da música que traz o amor pela produção musical desde a infância.

*Foto by Arthur Rodrigues.

Matheus Moraes, mais conhecido como Matt Moraes, tem 26 anos e é natural do Rio de Janeiro (RJ). É produtor musical no segmento de música gospel há mais de dez anos. Já produziu para vários artistas de renome, como Samuel Messias, Alexander Lucio, Be One Music, entre outros. Matt é também compositor musical filiado à UBC (União Brasileira de Compositores) e registrado no ECAD. Ele possui composições de grande alcance nacional e produções musicais como “O Fogo Arderá”, com mais de 12 milhões de streamings no Spotify, entre várias outras gravadas por grandes nomes, como Ton Carfi, Alexander Lucio, Samuel Messias e Be One Music. No caso do Be One Music, banda de adoração da juventude da Igreja Batista Atitude, no Rio de Janeiro), Matt foi compositor, coprodutor e gravou para a banda. O produtor já realizou várias produções musicais e composições para grandes selos como MK Music, Som Livre e Céu Music. Ele tem contrato de exclusividade com as editoras MK Edições, C1C2 Edições e a Brasil Delux Editora, que administram e cuidam das suas obras autorais. Ele é multi-instrumentista, tocado em trabalhos de vários artistas, citando Nivea Soares, Anderson Freire, Ministério Atitude, Samuel Messias, Cleiton Alves, Alex Dickson, Matheus Nascimento, entre outros. Além disso, Matt é membro votante da academia do Grammy Latino, atuando na indicação de produtos para concorrer e nas votações que definem os ganhadores do prêmio.

Sua trajetória musical começou aos quatro anos de idade, na Assembleia de Deus, igreja em que frequentava com a família. Filho de pai músico, sempre esteve em contato com melodias, envolto também pela musicalidade da sua igreja local, que teve grande influência na sua vocação e o incentivou para o exercício musical. De família muito simples, inclusive financeiramente, ele estava sempre na igreja para conseguir tocar bateria, seu instrumento base de início, pois seus pais não tinham condições para lhe comprar uma. Sua paixão por produzir de forma indireta começou aos sete anos, quando estava em estúdio gravando seu primeiro disco solo. Cantando, gravou muitas das composições do seu pai: “Eu me lembro, como se fosse hoje, a sensação de me ouvir pela primeira vez! Foi um divisor de águas para mim. No estúdio, vi o produtor Nem Batata usar um teclado que marcou gerações, o Yamaha DX7, que meu pai acabou comprando para mim com muito esforço. Foi meu primeiro teclado!” Aos 9 anos seu pai lhe apresenta o violão e, aos 11 anos, ele migra para a guitarra. Entre 17 e 18 anos, teve seu primeiro contato coproduzindo, gravando e compondo para o “Be One Music”, projeto jovem da sua igreja local na época. O trabalho alcançou mais de 20 milhões de streamings em menos de dois anos; eles viajaram tocando por todo o país. Atualmente, Matt Moraes vem gravando para grandes nomes da música gospel, como Samuel Messias, Nivea Soares, Anderson Freire, Matheus Duque, além de ter composições interpretadas por Ton Carfi (pela Som Livre). Recentemente, um dos projetos que produziu, “O Fogo Arderá”, de Alexsander Lucio, alcançou 13 milhões de streamings no Spotify e mais de 15 milhões no YouTube.

O que mais despertou e fascinou Matt Moraes para atuar nessa área foi o fato de poder ser o responsável por dirigir um projeto e cuidar de todos os 360 graus que envolvem um espetáculo ou artista. Ele sempre sonhou em poder contribuir tanto com a identidade musical de um artista quanto em contribuir e se conectar, de alguma forma, com milhares de pessoas por intermédio da sua arte, ser lembrado como alguém que fez história. Ele conta que teve por influência seus heróis na música, como Quincy Jones, David Foster, Phil Collins, a musicalidade da Igreja Black Americana e toda riqueza encontrada na Música Popular Brasileira (MPB).

Em razão de uma grande demanda de trabalho, Matt criou um home estúdio dentro da sua casa, assim, ele consegue trabalhar e estar mais perto da família, dando a devida atenção e o merecido carinho para a sua linda filha Gigi, de três anos de idade: “Ela é muito espertinha e já tem uma forte influência para a boa música!” Matt continua atuando em diversos estúdios dentro e fora do Rio de Janeiro e dirigindo diversos projetos ao vivo.

Neste ano, ele tem produzido trabalhos para a Céu Music, com grande repercussão. Ele está sempre se desafiando a novos projetos, incluindo um novo álbum! Nas suas redes sociais encontram-se todas as informações!

Alguns dos trabalhos de sucesso de Matt Moraes pela gravadora “Céu Music” são: “O Fogo Arderá” (Ao Vivo), de Alexsander Lúcio. Um dos videoclipes em alta no Brasil. Foi lançado no dia 11 de novembro de 2024 e já ultrapassou 14 milhões de visualizações. “Buscar-me-eis E Me Achareis” (Ao Vivo), Alexsander Lúcio. Lançado no dia 31 de janeiro de 2025 com mais de 2 milhões e 200 mil visualizações. De acordo com matéria publicada pela Revista Comunhão, no dia 10 de março de 2025, pelo jornalista Victor Rodrigues, a canção “O Fogo Arderá” está entre as mais ouvidas do mês de fevereiro na plataforma de streaming Deezer (https://comunhao.com.br/10-musicas-gospel-mais-ouvidas-na-deezer-fevereiro). A canção foi destaque também em várias playlists musicais. A canção “A Fé”, do Ministério “Na Graça” (Ao Vivo), lançada no dia 7 de fevereiro de 2025, com mais de 120 mil visualizações.

Pela gravadora MK Music, ele tem dois projetos em espanhol: Samuel Messias, com a canção “Todavía Me Alegraré” (“Todavia Me Alegrarei”), que estreou no dia 29 de junho de 2023 e já ultrapassou 700 mil visualizações. Samuel Messias e Aline Souza na canção “Jehová Jireh” (“Jeová Jireh” em espanhol), estreou no dia 6 de dezembro de 2023 e já ultrapassou 780 mil visualizações.

Se eu pudesse aconselhar alguém, eu o incentivaria a nunca desistir do que acredita, ainda que lhe pareça um caminho distante. Trabalhe com amor, excelência e perseverança, fazendo sempre o seu melhor. Ser excelente no que se faz promove o sentimento de autossatisfação e a sensação do dever cumprido. Cerque-se de pessoas que lhe fazem bem, isso torna todo processo da vida e de trabalho mais leve! E, o mais importante, tenha o Senhor como seu Mestre e Guia. Ele sempre vai lhe dar o caminho certo a seguir.” (Matt Moraes)

Acompanhe o produtor Matt Moraes no Instagram: https://www.instagram.com/matmoraes

Por Ana Paula Costa
Jornalista – Assessora de Imprensa Matt Moraes
anacostacomunicacao@gmail.com

Deixe um comentário

Abrir WhatsApp
1
Fale Conosco pelo WhatsApp!
Escanear o código
Olá 👋
Podemos te ajudar?