O Rio de Janeiro parou durante os quatro dias da Expo Cristã, que retomou suas atividades após cinco anos. A 16ª edição do evento reuniu mais de 100 expositores no Pavilhão 4 do Riocentro, no coração da Barra da Tijuca, com música, cinema, teatro, moda, artes e muito mais. Realizada de 5 a 8 de setembro, a Expo recebeu mais de 200 mil pessoas, confirmando sua importância no mercado gospel e já garantiu seu retorno em 2025.
E o carinho do público carioca foi um dos diferenciais na edição deste ano, como afirma Paulo Eduardo, gerente da Expo Cristã. Para ele, o grande destaque ficou por conta das experiências imersivas que transportaram os visitantes para os cenários das dez pragas do Egito e da travessia do Mar Vermelho.
– Nossa experience foi um sucesso com filas enormes, mas o palco também entregou muito com todos os artistas que subiram. Estou nesse projeto desde que ele nasceu em 2002. O cenário mudou muito, mas eu vejo a Expo Cristã num marco bem diferente, até por conta da entrega que ela tem de entretenimento, lazer e cultura – explicou Paulo Eduardo.
Pastores participam da abertura da Expo ao lado do governador Cláudio Castro | Foto: Mário Marques
A Expo Cristã foi aberta oficialmente na manhã do dia 5 de setembro com o tradicional Café de Pastores, reunindo lideranças evangélicas de diferentes denominações. Nomes como Silas Malafaia, Cláudio Duarte, Robson Rodovalho, Ezequiel Teixeira, Juanribe Pagliarin, Jabes Alencar e Abner Ferreira compareceram ao encontro que contou com o prefeito Eduardo Paes e o governador Cláudio Castro.
O primeiro dia contou com convidados internacionais. No Brasil para divulgar o filme “A Forja – O Poder da Transformação”, que estreia nos cinemas no dia 26 de setembro, os cineastas americanos Alex e Stephen Kendrick se sentiram honrados por lançarem mais um projeto cristão em solo brasileiro.
– Jesus disse que quem quiser ser seu discípulo tem que negar a si mesmo, levar a sua cruz diariamente e O seguir. A gente não precisa de crentes mornos, mas de discípulos fiéis. Como cristãos nós queremos essa geração e temos que ir atrás deles com a fé em Jesus Cristo. Oramos para que a igreja use esse filme como uma ferramenta para alcançar outras pessoas – afirmou Alex.
Alex e Stephen Kendrick divulgaram o filme “A Forja – O Poder da Transformação” | Foto: Mário Marques
E como todo evento gospel, a música não ficou de fora e o palco principal do Bem Festival trouxe grandes nomes do gospel apresentando toda a pluralidade do estilo com representantes do pop, do rock, do pentecostal, da adoração, do samba, do pagode, do forró e do trap. Convidado do primeiro dia da Expo Cristã, o Pregador Luo fez questão de destacar essa versatilidade.
– Deus é plural! Deus está muito além do que a gente possa imaginar ou conceber. Então, quando a gente fala do Reino de Deus aqui na terra, a gente tem que falar dessa pluralidade e inclusão. Nós fomos feitos para se relacionar, para crescer, para aprender juntos e para respeitar as gerações – opinou o artista, que integrou o line-up ao lado de Ton Carfi, Thalles Roberto, Davi Sacer, Trilo, Eyshila, Stella Laura, Wilian Nascimento, Sarah Beatriz, Mariana Valadão, Gabi sampaio e muito mais.
Pela quarta vez na Expo Cristã, a Universal Music Christian Group promoveu pocket-shows e workshops sobre carreira, inclusão e intolerância religiosa. Para Renata Cenízio, gerente de A&R na gravadora, o evento superou todas as expectativas.
– A Expo movimenta toda uma cadeia, não só o mercado fonográfico, mas o mercado cristão de forma geral gerando emprego, movimentando a massa e dando oportunidade de entretenimento saudável. Nós promovemos bate-papos, interativos, informativos, onde nós trouxemos informações sobre o mercado, sobre leis, coisas que ninguém fala e que o artista que está começando não sabe e acaba perdendo seus direitos por não ter entendimento e que são assuntos que precisam ser abordados. Também trouxemos assuntos como intolerância religiosa não só de fora, mas dentro da igreja também. Eu acredito que temos que ter mais eventos que possam promover tanta coisa legal – falou Renata.
Pela primeira vez no evento, o empresário Niwton Barros, que é diretor da gravadora Bless Music, comemorou a participação na Expo Cristã. No stand do Grupo Agathos de Comunicação, com 70 m², o público assistiu a pocket-shows e acompanhou vários bate-papos em um podcast feito diretamente na feira.
– Para nós foi algo muito marcante, pois tivemos a contratação de artistas. Tenho visto a honra de Deus em cada detalhe disso tudo e o nosso lema é que “a presença de Deus seja real em tudo”. Já falamos que no ano que vem o nosso stand terá o dobro do tamanho porque nós somos ousados – destacou Niwton.
Thalles Roberto foi um dos ponto altos do Bem Festival | Foto: Mário Marques