[fusion_builder_container hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” status=”published” publish_date=”” hundred_percent=”no” hundred_percent_height=”no” hundred_percent_height_scroll=”no” hundred_percent_height_center_content=”yes” equal_height_columns=”no” menu_anchor=”” class=”” id=”” link_color=”” link_hover_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” margin_top=”” margin_bottom=”60px” padding_top=”” padding_right=”” padding_bottom=”” padding_left=”” gradient_start_color=”” gradient_end_color=”” gradient_start_position=”0″ gradient_end_position=”100″ gradient_type=”linear” radial_direction=”center center” linear_angle=”180″ background_color=”” background_image=”” background_position=”center center” background_repeat=”no-repeat” fade=”no” background_parallax=”none” enable_mobile=”no” parallax_speed=”0.3″ background_blend_mode=”none” video_mp4=”” video_webm=”” video_ogv=”” video_url=”” video_aspect_ratio=”16:9″ video_loop=”yes” video_mute=”yes” video_preview_image=”” filter_hue=”0″ filter_saturation=”100″ filter_brightness=”100″ filter_contrast=”100″ filter_invert=”0″ filter_sepia=”0″ filter_opacity=”100″ filter_blur=”0″ filter_hue_hover=”0″ filter_saturation_hover=”100″ filter_brightness_hover=”100″ filter_contrast_hover=”100″ filter_invert_hover=”0″ filter_sepia_hover=”0″ filter_opacity_hover=”100″ filter_blur_hover=”0″][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ layout=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” border_position=”all” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding_top=”” padding_right=”” padding_bottom=”” padding_left=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” center_content=”no” last=”no” min_height=”” hover_type=”none” link=””][fusion_text]
Um animalzinho de estimação pode ser seu melhor amigo e ainda melhorar a sua qualidade de vida. Existem várias razões para adotar um pet, do companheirismo à segurança, os bichinhos podem proporcionar aos idosos uma melhor qualidade de vida.
Pesquisas mostram melhor qualidade de vida
Pesquisas científicas relatam que idosos que possuem animais de estimação são física e mentalmente mais saudáveis do que os idosos que não possui um bichinho. Eles são também emocionalmente mais estáveis, possuem níveis mais baixos de colesterol e de pressão arterial.
É constatado que os animais de estimação ajudam a afastar a depressão e a solidão.
Em 2013, a Sociedade Americana de Cardiologia publicou uma declaração oficial baseada em pesquisas estabelecendo índices sólidos de métricas de saúde comparativas entre donos de animais e não donos. As evidências encontradas foram tão contundentes que a discussão se consolidou. A doação de pets, em especial cães e depois gatos, é fator determinante na qualidade de vida em pessoas com mais de 55 anos.
Outra pesquisa, mais recente, mostra que a visita de animais a hospitais, ou a presença em lares e orfanatos, melhora a disposição geral do paciente e acelera a sua recuperação.
Os resultados das pesquisas são tão animadores que motivaram leis em diversas partes do mundo, favorecendo a presença de animais em hospitais e a criação de políticas e projetos de adoção incentivada de pets para idosos.
No Brasil
No final de 2018, a iniciativa do vereador Rinaldi Digilio (PRB) foi sancionada pelo prefeito de SP, sendo autorizada a liberação da entrada de animais domésticos, como cães e gatos, para visitar pacientes internados nos hospitais públicos da capital paulista.
Para isso, o bichinho precisa estar com todos os comprovantes de vacinação e higienizados para que possam entrar nos hospitais.
Algumas cidades criaram leis parecidas, como: Rio Grande do Sul, Paraíba, Espírito Santo e outras.
Porque a saúde dos idosos se beneficia?
Os pets necessitam de atenção. Eles precisam ser alimentados, que passeiem com eles e de diversos cuidados. Os bichinhos ajudam os idosos a ampliar o seu senso de propósito, responsabilidade e significado emocional, além de ser um fator contra o sedentarismo.
Além disso, os bichinhos podem oferecer afeto que muitas vezes falta na vida dos idosos. Eles também fazem companhia e estimulam a vida social.
Você sabia que o ato físico de acariciar um animal diminui a pressão arterial e a frequência cardíaca.
Adotando um pet idoso
A velhice dos cães têm suas vantagens. No geral, eles são mais calmos e mais gratos, além de precisar de menos exercício e curtir deitar nos pés de seus donos. Eles também estão menos propensos a roer chinelos e móveis por já terem passado pelo período onde os dentinhos estão crescendo.
Como escolher o seu novo amigo?
A decisão sobre qual cão adotar é muito diferente para quem já é idoso (+60 anos). Se você decidiu ter um cachorro, a seleção da raça é o próximo passo e exige certa pesquisa. Considere os seguintes fatores:
- Espaço: se você vive em um local com pouco espaço, pegar um cachorrinho com muita energia e que precise de muita atividade não é a melhor opção. Nesse caso, optar por um cachorro de porte pequeno ou no máximo médio é o que casará melhor a esse quadro.
- Temperamento: esse é um fator muito importante. Alguns cães são mais dedicados ao dono mas, por sua vez, têm mais dificuldades com outros humanos. Existem raças que são mais hostis e outras mais dóceis. Pense na sua rotina e no tipo de ambiente que você irá proporcionar ao seu cãozinho.
- Atividade: todos os cães devem passear diariamente, mas umas raças necessitam de mais atividade do que outros. Enquanto uns vão se afundar no sofá com você e assistir horas a fio de televisão, outros precisam explorar novos ambientes.
- Tamanho: ao considerar o porte de seu cão, pense no espaço que você tem. Um apartamento pequeno não é o lugar ideal para um cachorro de porte grande. Nesse ponto, também é bom olhar para o seu orçamento, já que um cão maior pode gerar mais gastos com comida, banhos e outros.
E aí, está pronto para encontrar o seu mais novo cão panheiro?
[/fusion_text][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]